sábado, maio 23, 2009

Análise de cartilha

ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO

Este texto é uma analise pedagógica do livro de Sandra Gomes: Alfabetização. Curitiba: Positivo, 2005.

Ao observar este livro percebe-se que, o mesmo tem uma aparência atraente, devido às muitas cores, formas geométricas, figuras desenhos, quadros, letras grandes, entre outras, tudo num aspecto de animação para captar na criança o interesse, o desejo e o gosto de usá-lo.
Este livro trás diferentes tipos de textos, tais como musicas, parlendas, história, cartas, listas de mercados, textos em agenda e poemas. São textos voltados para a reconstituição da sociedade pacíficas de fácil compreensão de característica infantil e social. As atividades são relacionadas aos textos através das quais os alfabetizandos aprendem formar as palavras, as sílabas, conhecer as letras e o formato das mesmas. São atividades interessantes e atraentes com palavras e figuras representativas. Não são atividades cansativas.
Pedagogicamente falando, este livro está de acordo com o método analítico que parte do todo para as partes, do composto para o mais simples. Pega o texto e o analisa das partes maiores para as menores. Além de alfabetizar os alfabetizando ainda as politizam. É um livro que atende ao público infantil dentro do atual modelo de educação, e que se encaixa nas palavras de Leite, quando diz:

Enfatiza-se os usos sociais da escrita, ou seja, as diversas formas pelas quais uma determinada sociedade utiliza-se efetivamente dela; fala-se em escrita verdadeira com integração à escrita escolar (aquela que não corresponde aos seus usos sociais, tão comuns no modelo tradicional (2005, p. 24).

Como se pode perceber Gomes procurou atender o público infantil dentro do método atual o qual atinge a compreensão de texto, a formação das pequenas estruturas do texto e, ainda, a compreensão da sociedade que temos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Alfabetização e Letramento: Contribuições para as práticas pedagógicas. Ed. Komedi. Campinas, SP, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...