A indisciplina é um dos problemas que mais interfere na aprendizagem do aluno. Além de interferir, constrói um muro entre a relação do professor com o aluno. Relação esta, que deve existir para o professor poder ensinar sem precisar bater com a mão na mesa ou gritar para chamar a atenção dos alunos para a aula, isto é, exercer sua autoridade.Esta é uma realidade presente na maioria das escolas de todo o Brasil. Alunos que vão para escola quase sem nenhum interesse de prestar atenção na aula e ainda tiram a atenção dos que querem prestar a atenção na aula, ou no caso, no professor. Estes alunos bagunçam, conversam alto enquanto o professor está explicando o assunto, jogam giz ou bolinhas de papel nos colegas. O professor tenta controlar a situação muitas vezes com ameaças do tipo: “vou descontar pontos”; “se não ficar quieto, vou colocar falta”, e no pico mais alto da paciência põe o aluno para fora da sala.O mal comportamento e o desrespeito do aluno toma conta da sala de aula todos os dias, deixando-a incontrolável, ou seja, muitos professores desistem de por ordem na sala. A situação toma conta de toda a escola, envolvendo qualquer pessoa que esteja ligada a ela, seja como professor, como aluno e/ou a todos em geral, incluindo os pais e a comunidade.Mas como descobrir as causas deste comportamento? segundo alguns alunos: “ a aula é ruim; ‘o professor não ensina direito’ ou ‘porque já estudei este assunto’; ‘ ele nem liga mais’”. O que percebi a partir disso é que alguns professores especialmente os mais velhos não ensinam com segurança nem com a autoridade que tem nas mãos, vejamos o que Paulo Freire diz a respeito:“(...)Creio que uma das qualidades essenciais que a autoridade docente democrática deve revelar em suas relações com a liberdade do aluno é a segurança em si mesmo (...). A segurança com que a autoridade docente se move implica outra, a que se funda na sua competencia profissional. Nenhuma autoridade docente se exerce ausente desta competencia”. Paulo nos mostra que, para ensinar exige segurança, além da autoridade, ou seja, competencia profissional, que em alguns casos o aluno reclama muito.E como o professor explica o chamado ‘aluno problema’, segundo o professor de psicologia, Julio Groppa Aquino, ele afirma que:“Uma primeira hipotese de explicação para a indisciplina seria de que o aluno de hoje em dia é menos respeitador do que o aluno de antes, e que na verdade, a escola atual tería se tornado muito permissiva, em comparação ao rigor e à qualidade daquela educação de antigamente”.
quarta-feira, dezembro 19, 2007
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